E para quem achava que o efeito global seria algo para um longo prazo está enganado. Um bloco de gelo de 400 km², (podemos comparar com o tamanho de 1/4 da cidade de São Paulo), se soltou de uma geleira na Antártida. A geleira é monitorada por uma empresa britânica a British AntarcticSurvey que explica que a plataforma seria um lençol de gelo que cobre a base rochosa.
A partir da década de 90 começou a ser visto mudanças bruscas na plataforma, tendo um desprendimento de 1,000 km. Pesquisadores temem que o nível dos oceanos aumentem pelo derretimento do iceberg formado, que agora está ligado apenas por um fio. Um cientista fez a previsão que em 30 anos toda a geleira iria desaparecer, mas afirma que não esperava que o processo iria começar tão rápido, as geleiras nos últimos 50 anos tem sofrido um aquecimento de 5ºC.
Mas para os mais aflitos, calma. A continuação do aquecimento há controvérsias. Segundo TedScambos da Universidade do Colorado, o efeito irá pausar visto que o verão na região está no fim e só irá continuar no ano que vem.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Daniel,
Muito bom o teu post, perfeito e principalmente muito voltado para o publico jovem.
Parabéns
Castilho
Da mesma forma que elogiei o teu post na semana passada, agora estou cobrando atualização. Um blog só conquista leitores se for atualizado com regularidade, pelo menos uma vez por semana. A atualização conta para a nota na disciplina.
Castilho
Postar um comentário